História Da Igreja Católica Romana: Aspectos E Fundamentos Relevantes Para O Brasil

· 4 min read
História Da Igreja Católica Romana: Aspectos E Fundamentos Relevantes Para O Brasil

Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. O Catolicismo representa a maior comunidade religiosa no mundo, sendo que a sua presença é maior na Europa e na América. A partir de então o cristianismo começa a crescer, até ser transformada religião oficial do Império Romano, em 392. Reforma Protestante, que abalou as estruturas do catolicismo e que contribuiu para o nascimento de outras religiões. Também fortaleceu a importância do poder temporal (político, não religioso) nos Estados e a diminuição da presença de Igreja nas monarquias europeias.

O uso da palavra ‘popular’ qualificando o termo ‘religião’ ou ‘catolicismo’ é bastante recorrente nas ciências sociais. Tal qualificação tende, contudo, a introduzir uma dicotomia no campo da religião. Apesar de todas as recomendações e do reconhecimento de que se trata de um epíteto problemático, a maior parte dos pesquisadores continua a  usá-lo. Contrapondo-se a isto, este trabalho pretende demonstrar que uma visão dicotômica do catolicismo brasileiro não consegue captar toda a dinâmica e a tensão existente entre o seu pluralismo e o seu universalismo. Uma dessas questões intrinsicamente relevante envolveu o corpo eclesiástico brasileiro, numa decisão conjunta do episcopado de não repetir do começo do século, quando houve a intermediação diretamente do governo inserindo garantias para a Igreja Católica no Brasil128. Nesse meio termo, o arcebispado optou por não envolver a força política internacional da Santa Sé numa negociação com o governo em prol dos interesses católicos.


São João Bosco – História – 31 De Janeiro


O catolicismo, para o autor, seria composto pelo laicato católico e por seus movimentos e organizações sociorreligiosas. Nossa hipótese é de que a força do catolicismo reside em sua capacidade de se manter permeável à cultura brasileira. Portanto, mesmo que a instituição (Igreja Católica) tenha perdido fiéis, a cultura católica tem se mantido com força no cenário religioso nacional. Contudo, nosso interesse aqui é entender em que medida a instituição Igreja Católica em particular e o catolicismo em geral exercem influência no mercado religioso brasileiro.  acesse o endereço  hipótese inicial é de que ainda há certo constrangimento dos sujeitos na adesão às outras religiões.

  • Para a Igreja, era necessário rejeitar o individualismo e o coletivismo, responsável por massificar o homem, espoliando-o do seu livre arbítrio.
  • A análise demográfica do trânsito religioso no país mostra que é na faixa etária das pessoas de 20 a 65 anos que se encontra a população com percentual inferior de católicos em comparação à média nacional.
  • Na verdade, quase todos os condenados eram simplesmente pessoas que discordavam dos desmandos católicos ou opositores dos aliados da Igreja.
  • Consideramos que, apesar da diminuição da importância dessa instituição no cenário religioso nacional, há uma forte presença do catolicismo na cultura da nação, na vida cotidiana do fiel e nas inter-relações sociais estabelecidas no interior da sociedade brasileira.


A orientação da Santa Sé era que se fizesse uma “campanha cerrada” contra o divórcio.  saiba mais aqui , com alguns eventos durante a Revolução de 1924, segundo o qual, a igreja protegia “por demais os presos”. Essa resposta baseada na fonte da informação publicada contribuiu por ruir as relações entre o Coadjutor, líder da Igreja Católica e o governo local, abalando assim, as relações entre ambos. O que haveria de se observar naquele momento, uma forte presença de forças de caráter disciplinador, como sendo a Igreja e o Estado, cada qual reivindicando sua legitimidade, capaz de pacificar a tudo e a todos. Uma disputa de ordem social baseada na disciplina hierárquica, mas que diferida sobre qual instituição serviria de modelo, implementando, no Brasil a verdadeira ordem social.

Catolicismo: O Céu Começa Aqui Na Terra


A divulgação da pastoral dos bispos em fevereiro de 1911 constituiu o marco dessa clivagem, não obstante o culto ter prosseguido com normalidade na maioria das paróquias. Mesmo com a sua conciliação depois da primeira guerra, nem o Estado republicano nem a Igreja católica tinham conseguido dominar os seus extremistas. Concórdia e conflito entre a Primeira República e o Catolicismo de Luís Salgado Matos apresenta logo no subtítulo uma indicação preciosa sobre o seu contributo para a historiografia, a de que também houve concórdia no processo de separação do Estado da Igreja! Segundo o autor, o próprio processo de implementação da Lei da Separação demonstra mesmo que numa fase inicial o projeto da lei era de molde a não levantar problemas; devido a um acordo tácito entre o Estado e a Igreja as cultuais eram, na prática, voluntárias e o culto paroquial livre. 2Virgulino Ferreira da Silva, nasceu no município de Serra Talhada, Pernambuco, aos 7 do mês de julho de 1897. Faleceu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda de Angicos, no município de  Poço Redondo, Sergipe, que fica na margem direita do rio São Francisco e está situada a 1 Km do Velho Chico.



  • Vale ressaltar que católico e ecumênico são palavras equivalentes, pois ambas significam universal.
  • Outra característica que os distingue é o fato de um homem casado possa ser padre, mediante o consentimento da esposa.
  • Ela é, pois, fruto do relacionamento do homem com o mundo, com os outros homens e com Deus.
  • No século V, já durante a Idade Média, a instituição tinha uma organização hierárquica definida – com padres e sacerdotes na base da pirâmide, bispos logo acima e o papa no topo – e estava bem instalada no continente.
  • Rezar é ainda uma oportunidade para aqueles que ficaram, louvar a Deus pelo dom da vida daquele que partiu, rezar uma Missa de sétimo dia, para aqueles que ficaram, é uma oportunidade de pensar como está a própria vida.