Liturgia Diária « Associação Padre Victor

· 4 min read
Liturgia Diária «  Associação Padre Victor

Ela recebeu a visita dos pastores que vieram ao encontro de seu filho pela mensagem de um anjo, louvando e glorificando a Deus por encontrá-los. Certamente, isso tudo aconteceu em grande conflito,  com muitas dificuldades, mas a vemos conservando e meditando tudo em seu coração, vivendo tudo o que acontecia em constante oração, com os olhos fixos em Deus e na Sua vontade. O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.

  • Da mesma maneira que antigamente o povo hebreu se libertou no Egito pelo sangue do cordeiro pascal, todos nós fomos marcados com o sangue e água de Jesus Cristo que jorraram da Cruz.
  • Sem sair de si, os seus questionamentos ficaram vazios, porque não conseguiram se colocar no lugar dos quem passavam fome.
  • Salvação que começa na libertação de nossas misérias, falsos julgamentos, egoísmos e discórdias que são fruto não do céu, mas da divisão que traz a morte e não deseja a nossa salvação.
  • Jesus Cristo ensina a novidade do amor de Deus e expulsa tudo aquilo que aprisiona e afasta o ser humano de Deus.
  • Escondia-se, deste modo, o que verdadeiramente os incomodava, que era a proximidade de Jesus com os pecadores e doentes, que questiona todo o sistema religioso judaico vigente.
  • Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.



Na passagem do Evangelho de hoje, João Batista nos deixa um importante exemplo de humildade ao responder a pergunta de quem era ele. Responde como quem entende a si mesmo e vive à partir do projeto de Deus. Sem pretensão de destaque, ele confessa não ser o Messias, nem Elias, ou o Profeta e, se descreve como a voz que prepara os caminhos do Senhor. Os povos governais com retidão / e guiais, em toda a terra, as nações. Que na terra se conheça o seu caminho / e a sua salvação por entre os povos.


Liturgia Diária


Jesus, por querer livrar os homens  do pecado, era por seus detratores acusado das formas mais blasfemas. Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Muitos achavam inútil Jairo recorrer a Jesus pela cura de sua filha, pois a mesma não mais vivia, mas Jesus percebe a fé de um pai que faria tudo pelo bem-estar de sua filha. Os que não acreditam em Jesus agem dessa forma, não reconhecem em Cristo o senhorio de Deus e não percebem que pra Deus nem mesmo a morte é obstáculo.

  • A figura dos magos nos indica pessoas de profunda sabedoria, atentos aos sinais de Deus na própria existência, desejosos de buscar a luz e dispostos a se converter.
  • A casa mencionada pelo evangelista já não seria a casa como lar, mas como comunidade dos seguidores de Cristo.
  • Para testemunhar o e anunciar o Evangelho é preciso, antes de tudo, ter a coragem e força vindas do próprio Deus que nos anima e envia sobre nós o seu próprio Espírito Santo.


Portanto, para nós sempre é de suma importância estar com o nosso coração voltado para Jesus Cristo, sempre em oração e contemplação, pedindo para que Ele aumente e sustente cada vez mais a nossa fé em Deus. Uma raça de inconstante coração, / infiel ao Senhor Deus em seu espírito. Dai-lhe a glória devida ao seu nome, / adorai-o com santo ornamento!


Terço De Nossa Senhora Da Defesa


Liturgia Diária da 3ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023. Desejamos  a intimidade, ou seja, o diálogo, a vivência com Deus e seus frutos, mas isso só é possível se nos comprometemos em uma escuta constante e, por consequência, uma vivência concreta de sua palavra. O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. Santo Ildefonso foi ardente propagador da festa da Expectação do divino parto de Maria.  salmo do dia sexta feira , antes das Matinas dessa solenidade, aconteceu que a Santíssima Virgem lhe apareceu sentada no trono pontifical, rodeada de um grupo de virgens executando cantos celestiais e o revestiu com magnífica casula enviada por Jesus. Assim conta o livro das Lendas de Maria, que esteve em grande voga nos séculos XII e XIII.